Exame foniátrico

Avaliamos os problemas de linguagem, fala, audição, voz e deglutição de crianças e adultos.

A Foniatria é área de atuação da otorrinolaringologia que estuda e trata pacientes com alterações da linguagem, fala, audição e deglutição.

O médico foniatra faz ou participa da realização de diagnósticos em várias situações em que ocorrem distúrbios da linguagem, fala, audição e deglutição.

Elabora ou participa de programas terapêuticos e educacionais, com enfoque em aspectos médicos, para o atendimento dessas afecções.

✅ O desenvolvimento de fala e linguagem ocorre nos primeiros anos de vida, inicia-se pelo balbucio nos primeiros meses, em seguida nos dois primeiros anos começa-se as primeiras palavras e frases simples e por volta dos três anos de idade a criança é entendida por qualquer adulto.

✅ O atraso de linguagem e fala pode estar relacionado a vários problemas, como a otite média secretora e o respirador  bucal,  comum na infância e até outras doenças, como o Transtorno Espectro Autista (TEA), a Deficiência Auditiva, a Fissura Labiopalatina, a Síndrome de Down, o Transtorno do desenvolvimento de linguagem (TDL) (ou Distúrbio Especifico de Linguagem (DEL)), a Dislexia etc.

✅ Crianças e jovens podem também apresentar  distúrbios na escrita e/ou leitura, verificando desempenho abaixo do esperado no ambiente escolar, como problemas de deglutição.

✅ E no adulto pode ocorrer problemas de linguagem, fala, audição e deglutição após AVC, doenças degenerativas, doenças senis etc.

Dra. Mônica Elisabeth Simons Guerra   e Dra. Vanessa Magosso Franchi  (médicas responsáveis pela avaliação foniátrica)

Em caso de dúvida encaminhar email para monica.proorl@gmail.com