Exame foniátrico

Avaliamos os problemas de LINGUAGEM, FALA, APRENDIZAGEM, VOZ, AUDIÇÃO e DEGLUTIÇÃO em crianças e adultos.

Dra. Mônica Elisabeth Simons Guerra

Dra. Vanessa Magosso Franchi  

(médicas foniátricas)

 

A Foniatria é área de atuação da otorrinolaringologia que estuda e trata pacientes com PROBLEMAS de LINGUAGEM, FALA, APRENDIZAGEM, VOZ, AUDIÇÃO E DEGLUTIÇÃO.

 

EXAME FONIÁTRICO

O exame foniátrico é uma  avaliação complexa, sendo realizado estabelecendo-se uma relação de interação entre o médico foniatra e a criança avaliada.

Inicia-se por uma anamnese ampla e estruturada com os pais ou responsáveis, na qual o médico faz questionamentos minuciosos sobre a criança em relação a antecedentes gestacionais e de nascimento, antecedentes pessoais e familiares e dados do desenvolvimento linguagem, fala, motor e de alguns comportamentos, alimentação, sono e outros. O médico escutará as queixas e os relatos dos pais e familiares sobre as percepções da fala e linguagem da criança, assim como outros aspectos de comportamento julgados pertinentes no momento da anamnese.

Em seguida, é realizado o exame físico otorrinolaringológico detalhado, incluindo avaliação do equilíbrio e coordenação apendicular, e o exame foniátrico (propriamente dito)

Em crianças menores, o médico, por meio de diversas brincadeiras, avalia alguns aspectos relevantes de linguagem, comportamento, neurodesenvolvimento e cognição. Já, em crianças maiores, é possível aplicar provas especificas que permitem a avaliação de habilidades perceptivas auditivas, visuais e práxicas necessárias ao desenvolvimento de linguagem e aprendizagem.

Por fim, o médico verificará a necessidade de solicitar exames complementares importantes para o diagnóstico, indicará a intervenção terapêutica e orientará a família.

Esse profissional também faz interface,  quando necessário, com outras áreas de atendimento, como fonoaudiólogo, psicopedagogo, neurologista, pediatra, psicólogo, terapêutico ocupacional, musico terapêutico, professor, coordenador escolar e outros .

 

Conheça mais sobre esse assunto em nossos posts: 

O que é FoniátriaAvaliação FoniátricaTranstorno do Desenvolvimento de Linguagem – TDLTDL um problema que pode causar repercussões para a vida toda e infelizmente ainda pouco diagnosticado!Comprometimento do desenvolvimento de linguagem, quando suspeitar?Criança com DEL aprender a ler e a escrever?O que é DEL? Distúrbio Específico de Linguagem, Apraxia de Fala InfantilDislexia

 

Dra. Mônica Elisabeth Simons Guerra e Dra. Vanessa Magosso Franchi  (médicas responsáveis pelo exame foniátrico)

 

Em caso de dúvida encaminhar email para:

monica.proorl@gmail.com 

vmfranchi@gmail.com