Dislexia

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Dislexia

Transtorno de Aprendizagem

Distúrbio de Aprendizagem

 

Dislexia é a dificuldade no desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita, na ausência de comprometimento físico, intelectual e psicológico.  O DSM-5 (2014) caracterizou o transtorno de aprendizagem em uma grande categoria composto por dificuldades nas manifestações específicas da aprendizagem da leitura, escrita e matemática (discalculia).

A Foniatria(Avaliação Foniátrica)é a especialidade da otorrinolaringologia que avalia os problemas relacionados a linguagem e atua nos pacientes com dislexia, pontuando as alterações das habilidades necessárias para a aprendizagem na leitura, escrita e matemática. Pois de acordo com Myklebust e Johnson (1987) a dislexia é uma síndrome complexa de disfunções psiconeurológicas relacionadas com:  percepção auditiva e visual, habilidades motoras práxicas, memórias e habilidades sensoriais.

A dislexia tem causa genética e adquirida. Tem evidencias atuais que sugerem que a dislexia afeta em maior frequência parentes de primeiro grau e é mais frequente no sexo masculino. E tem incidência, observada nos estudos realizados em diversos países, variando de 3 a 18 % da população.

A dislexia pode se manifesta de forma diferente nas fases da vida:

– Crianças pequenas (até 6 anos) podem apresentam lentidão no processo de fala e de linguagem e dificuldade nas habilidades fonológicas como dividir os sons das palavras ou brincar com rimas.

– Crianças no período escolar podem ter desempenho inferior das habilidades fonológicas, dificuldade em aprender a escrever como trocas e omissões de sons, dificuldades em aprender sequencias de números e operações aritméticas simples, dificuldade de ler, apresentam leitura fracionada e/ou lentificada.

– Adultos podem apresentam leitura lenta, dificuldade na ortografia e pontuação textual e dificuldade na língua estrangeira.

Por fim, na escola a inclusão do aluno disléxico está garantida e orientada por diversos textos legais e normativas. Não existe uma cartilha padronizada a ser utilizada pela  escola diante de uma criança com dislexia. O que deve ser feito é a elaboração de uma proposta pedagógica específica de acordo com as dificuldades de cada aluno.

Professores e coordenadores devem trabalhar junto com os profissionais envolvidos com o paciente como: médico foniatra, fonoaudiólogo, psicólogo, psicopedagogo entre outros.

Dra. Mônica Elisabeth Simons Guerra e Dra. Vanessa Magosso Franchi (médicas responsáveis pela avaliação foniátrica)