Meu nariz vive entupido… será que eu tenho carne esponjosa?

Carne esponjosa 1

Quando se tem dificuldade de respirar pelo nariz, é muito comum pensar na possibilidade de se ter carne esponjosa.

Mas afinal… o que é CARNE ESPONJOSA?

A carne esponjosa é um termo que foi criado para explicar, popularmente, alguns problemas que podem ocorrer dentro do nosso nariz.

Na criança, a carne esponjosa mais comum é a adenóide. A adenóide cresce naturalmente em todas as crianças pequenas e fica na rinofaringe, região bem no fundo do nariz, na transição com a garganta. Diminui lentamente a partir dos 6 anos, desaparecendo parcial ou totalmente na idade adulta. A princípio, ela ajuda na defesa de nosso organismo, mas muitas vezes, ao invés de ajudar, ela pode atrapalhar, principalmente quando cresce de forma exagerada (mais comum em crianças alérgicas), podendo obstruir o canal da respiração e necessitar de uma cirurgia para a sua retirada.

Outra carne esponjosa ¨famosa¨ são os cornetos nasais (aquelas bolinhas que conseguimos enxergar quando levantamos a pontinha do nariz). Os cornetos também são estruturas que naturalmente fazem parte do nariz, e auxiliam no aquecimento e limpeza do ar, para que este chegue limpinho e quentinho no pulmão. Eles também podem crescer de forma exagerada, geralmente relacionados a uma rinite não tratada. Quando os cornetos estão muito grandes atrapalhando a respiração e não diminuem após tratamento adequado, poderá ser necessária uma cirurgia para sua remoção parcial.

Outra carne esponjosa, esta menos comum, é o pólipo nasal. Esta sim, é uma carninha benigna que cresce espontaneamente no nariz em resposta a uma inflamação contínua da mucosa nasal. Ocorre mais em pessoas que tem rinite, asma ou alergia a aspirina. O pólipo, quando grande, precisa ser retirado cirurgicamente.

Mas…

nem toda obstrução nasal vem de uma carne esponjosa! Pode decorrer por um desvio do septo, ou, o mais comum, de uma rinite sem tratamento adequado. Assim, só o médico otorrinolaringologista consegue avaliar qual o motivo real do nariz que vive entupido!

 

adenoide

Ema Yonehara Fukunari