O que é freio de língua curto?

O que é freio da lingual?

Alguns bebês nascem com uma pequena membrana na parte inferior da língua, chamada de freio ou frênulo (anquiloglossia). Essa membrana deveria ter desaparecido durante o desenvolvimento do bebê na gravidez. A presença do freio pode limitar os movimentos da língua, dificultando a elevação, a movimentação lateral e a capacidade de colocá-la para fora da boca e encostá-la no céu da boca. Essa condição é popularmente conhecida como “língua presa”.

O freio lingual curto pode prejudicar a amamentação do bebê?

Em alguns casos, mas não em todos, o freio de língua curto pode restringir os movimentos da língua e afetar funções bucais essenciais, como a capacidade de pegar o bico do peito da mãe durante a amamentação e/ou a mamadeira. Além disso, pode haver dificuldades na mastigação durante a introdução dos primeiros alimentos sólidos.

Vale ressaltar que a maioria dos bebês com freio lingual curto não apresenta problemas na alimentação ou mastigação.

O freio lingual curto pode prejudicar a fala do bebê?

Um freio de língua curto pode dificultar a articulação de certos fonemas que exigem o movimento da língua, como “D” e “T”.

Papais e mamães, fiquem tranquilos! O freio de língua curto, por si só, não causa atraso na linguagem e na fala da criança. Em caso de dúvida, procurem um foniatra.

Qual a importância do diagnóstico precoce?

O diagnóstico precoce em bebês é crucial para que os pais recebam orientação sobre as funções dos movimentos da língua e para que o tratamento seja eficaz. A avaliação inicial pode ser realizada por profissionais de saúde, como fonoaudiólogos ou pediatras, e deve ser encaminhada para um otorrinolaringologista para orientações e tratamento adequados.

Como é o tratamento?

Após avaliação, o médico otorrinolaringologista ou foniatra determinará o melhor tratamento. A remoção do freio lingual geralmente é realizada em um procedimento simples chamado frenotomia. Realizar esse procedimento precocemente é crucial para evitar problemas na amamentação, introdução dos primeiros alimentos e articulação das primeiras palavras. Por outro lado, quando a criança é maior ou adolescente, o procedimento se torna um pouco mais complexo e pode causar desconforto no pós-operatório.

Dra. Mônica Elisabetht Simons Guerra

Dra. Vanessa Magosso Franchi