
Desenvolvimento auditivo infantil
O desenvolvimento auditivo começa no período embrionário, por volta da 26ª semana de gestação, quando as células ciliadas do ouvido, responsáveis pela percepção sonora, já estão formadas e conectadas ao sistema nervoso central. Nesse estágio, os fetos podem perceber estímulos sonoros, incluindo a “fala materna” e os sons do ambiente externo. Embora detalhes acústicos específicos ainda não sejam totalmente discerníveis, os bebês já conseguem perceber pistas prosódicas na fala, como o ritmo e a entonação da mãe.
Durante a gestação, a capacidade auditiva dos fetos é limitada. Eles ouvem por via condutiva e em frequências abaixo de 1 kHz, devido ao amortecimento causado pelos tecidos maternos e pelo líquido amniótico. Apesar disso, os fetos já conseguem perceber informações como a emoção na fala da mãe por meio dos sons, o que os leva a desenvolver uma preferência pela fala e língua materna. Essas primeiras interações com o ambiente sonoro contribuem para a percepção auditiva do bebê, ou seja, como ele interpreta a experiência sensorial auditiva e suas relações linguísticas e metalinguísticas, mesmo antes de adquirir a linguagem.
Ao nascer, a limitação auditiva vivenciada durante a gestação se dissipa rapidamente nos primeiros dias. Nesse período, os recém-nascidos passam a utilizar a condução aérea como principal meio de audição, o que lhes permite perceber todas as frequências da fala. Em suma, mesmo sendo pequenos, os bebês já possuem a capacidade de distinguir todos os sons, embora ainda não consigam produzi-los.
Nos primeiros meses, quando os bebês começam a ficar mais firmes, sustentando a cabeça e virando para os lados, eles começam a localizar fontes sonoras, buscando de onde vêm os sons, principalmente dos pais, pelos quais já demonstram preferência. Ao ouvir a fala dos pais, os bebês tentam imitar por meio de produções vocais, que inicialmente são balbucios rudimentares. Surpreendentemente, possuem uma capacidade inata de realizar uma análise auditiva própria e produzir vocalizações, desenvolvendo o que chamamos de “feedback auditivo”. Isso os capacita a controlar suas vocalizações, aprimorando seu balbucio com sons iniciais de vogais. Através desse processo, o bebê evolui para combinações com significado e, finalmente, pronuncia suas primeiras palavras.
Os estágios do desenvolvimento auditivo infantil são apresentados a seguir.
ESTÁGIOS DO DESENVOLVIMENTO AUDITIVO NA CRIANÇA
0–4 meses
O bebê deve reagir a sons altos, se acalmar ao ouvir a voz da mãe e fazer uma pausa no que estiver fazendo ao ouvir sons em níveis de conversação.
5–6 meses
Nessa idade, os bebês devem conseguir localizar sons em um plano horizontal, imitar sons do seu repertório de fala ou, pelo menos, vocalizar em resposta a um adulto. A partir daí, eles podem ser treinados para audiometria lúdica com reforço visual (VRA).
7–12 meses
O bebê deve identificar a origem de qualquer som e responder ao nome, mesmo quando falado baixinho.
13–15 meses
Quando solicitado, deve apontar para um som inesperado ou para objetos e pessoas familiares.
16–18 meses
Capaz de seguir instruções simples sem gestos ou indicações visuais, pode ser treinado para alcançar um brinquedo interessante ao ouvir um som específico.
19–24 meses
Com cerca de 21 meses, os bebês podem ser treinados para realizar audiometria condicionada, apontando para partes do corpo quando solicitado.
Tabela adaptada: Matkin ND. Pediatr Rev 1984;6:151.
Referências:
Kandel ER. Princípios da Neurociências – 6º edição
Kuhl PK, Meltzoff AN. Infant vocalizations in response to speech: vocal imitation and developmental change. J Acoust Soc Am. 1996 Oct; 100(4 Pt 1):2425-38. doi: 10.1121/1.417951. PMID: 8865648; PMCID: PMC3651031.
Northern J, Downs M. Hearing in children. 5. Philadelphia: Lippincott Williams & Wilkins; 2002.
Byrne JH, Kandel ER. Presynaptic facilitation revisited: state and time dependence. J Neurosci. 1996 Jan 15;16(2):425-35. doi:10.1523/JNEUROSCI.16-02-00425.1996. PMID: 8551327; PMCID: PMC6578640.