TDL um problema que pode causar repercussões para a vida toda e infelizmente ainda pouco diagnosticado!

O TDL, Transtorno do Desenvolvimento de Linguagem, foi proposto após um amplo estudo multinacional e multidisciplinar denominado CATALISE para substituir a nomenclatura anterior DEL (distúrbio específico de linguagem).

Em 2017, foi lançada a primeira campanha de conscientização sobre o TDL (www.radld.org), visando melhorar a concordância entre profissionais na identificação dos comprometimentos de linguagem em crianças.

A campanha destacou três pontos principais:

  1. O TDL é um problema de fala e/ou compreensão.

  1. O TDL é comum, mas frequentemente subdiagnosticado.

  1. O tratamento pode significativamente melhorar a qualidade de vida das crianças afetadas e de suas famílias.

A mudança terminológica ocorreu porque os profissionais das áreas de educação, medicina e outras profissões da saúde (como fonoaudiologia e psicologia), que atendem, avaliam ou trabalham com crianças com problemas de linguagem, adotavam abordagens e conceitos variados, resultando em uma grande diversidade terminológica, incluindo termos como distúrbio específico da linguagem (DEL), atraso na linguagem, distúrbio do desenvolvimento da linguagem e disfasia do desenvolvimento.

Essa variabilidade terminológica prejudicava a identificação e o encaminhamento dessas crianças para serviços de prevenção e intervenção.

Aqui estão algumas informações essenciais sobre crianças com TDL:

  • Podem ser mal interpretadas, negligenciadas ou diagnosticadas incorretamente como tendo mau comportamento, pouca compreensão ou falta de atenção.

  • A linguagem é fundamental para a aprendizagem escolar, portanto, essas crianças estão em risco de enfrentar dificuldades e transtornos de aprendizagem em leitura (incluindo dislexia), escrita e matemática.

  • Podem sofrer isolamento social e ter maior risco de bullying, devido à dificuldade em expressar suas ideias, interagir com colegas ou participar de atividades escolares.

  • Isso afeta o desempenho escolar.

  • Podem apresentar outros problemas comportamentais associados ao transtorno de linguagem.

  • Podem enfrentar desvantagens econômicas e dificuldades na aquisição de emprego na idade adulta.

Como os profissionais, incluindo professores, médicos, fonoaudiólogos e outros, podem ajudar?

  • É crucial que o TDL seja diagnosticado adequadamente por um profissional especializado, como um médico foniatra.

  • Terapeutas e professores podem desenvolver estratégias para aprimorar habilidades, compreender dificuldades e reconhecer pontos fortes.

  • Os professores podem apoiar as crianças adaptando programas de ensino específicos às suas necessidades individuais.

  • O TDL pode ser um desafio de longo prazo, então adultos com TDL podem necessitar de apoio e ajustes no local de trabalho e na vida cotidiana.

  • Com o suporte adequado, indivíduos com TDL podem ter vidas felizes, manter amizades, convívio familiar e contribuir para a comunidade.

PORTANTO, A IDENTIFICAÇÃO E O TRATAMENTO PRECOCES SÃO FUNDAMENTAIS!

CONSULTE UM MÉDICO FONIATRA!

Referências bibliográficas:

  • Bishop DVM, Snowling MJ, Thompson PA, Greenhalgh T, CATALISE consortium (2016) CATALISE: A Multinational and Multidisciplinary Delphi Consensus Study. Identifying Language Impairments in Children. PLoS ONE 11(7): e0158753. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0158753

Dra. Mônica Elisabeth Simons Guerra

Dra. Vanessa Magosso Franchi