Identificar precocemente o Transtorno do Desenvolvimento de Linguagem (TDL) é essencial para garantir intervenções adequadas e melhorar os resultados de longo prazo para crianças afetadas.
A seguir, apresentamos uma lista de sinais de alerta que podem ajudar pais, educadores e profissionais de saúde a reconhecer indícios de TDL em diferentes estágios do desenvolvimento infantil:
1. Em crianças pequenas, de 1 a 2 anos de idade, as seguintes características podem indicar uma alteração no desenvolvimento da fala, linguagem ou comunicação:
(a) Ausência de balbucio;
(b) Não responder à fala e/ou a sons;
(c) Pouca ou nenhuma tentativa de comunicação.
2. Entre 2 e 3 anos de idade, as seguintes características podem indicar uma alteração no desenvolvimento da fala, linguagem ou comunicação:
(a) Interação mínima;
(b) Falta de intenção comunicativa;
(c) Ausência de palavras;
(d) Reação mínima à linguagem falada;
(e) Regressão ou estagnação no desenvolvimento da linguagem.
3. Entre 3 e 4 anos de idade, as seguintes características podem indicar uma alteração no desenvolvimento da fala, linguagem ou comunicação:
(a) Enunciados de, no máximo, duas palavras;
(b) Dificuldade em entender comandos simples;
(c) Dificuldade dos familiares próximos em entender grande parte do discurso da criança.
4. A partir dos 5 anos de idade, as seguintes características são indicativas de alteração no desenvolvimento da linguagem:
(a) Dificuldade em contar ou recontar uma história de forma coerente;
(b) Dificuldade em compreender textos lidos ou ouvidos;
(c) Dificuldade significativa em seguir ou recordar instruções faladas;
(d) Falta de engajamento em conversas recíprocas, apesar de falar bastante;
(e) Interpretação literal de textos, histórias ou conversas, sem entender o significado mais amplo.
Crianças que apresentem qualquer uma dessas características, devem ser encaminhadas para avaliação com especialistas, como foniatra e/ou fonoaudiólogo.
Ressaltamos a importância de pais, educadores e pessoas que lidam com crianças pequenas ou em idade escolar se atentarem à variabilidade das manifestações das dificuldades de linguagem. Aproveitamos para alertar sobre a urgência da identificação e tratamento dessas condições, pois isso pode fazer uma grande diferença para o futuro da criança!
Dra. Mônica Elisabeth Simons Guerra
Referências bibliográficas:
Bishop DVM, Snowling MJ, Thompson PA, Greenhalgh T, CATALISE consortium (2016) CATALISE: A Multinational and MultidisciplinaryDelphi Consensus Study. Identifying Language Impairments in Children. PLoS ONE 11(7): e0158753. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0158753