Quando suspeitar que uma criança apresenta comprometimento no desenvolvimento da linguagem e está em risco para TDL?

Identificar precocemente o Transtorno do Desenvolvimento de Linguagem (TDL) é essencial para garantir intervenções adequadas e melhorar os resultados de longo prazo para crianças afetadas.

A seguir, apresentamos uma lista de sinais de alerta que podem ajudar pais, educadores e profissionais de saúde a reconhecer indícios de TDL em diferentes estágios do desenvolvimento infantil:

1. Em crianças pequenas, de 1 a 2 anos de idade, as seguintes características podem indicar uma alteração no desenvolvimento da fala, linguagem ou comunicação:

(a) Ausência de balbucio;

(b) Não responder à fala e/ou a sons;

(c) Pouca ou nenhuma tentativa de comunicação.

2. Entre 2 e 3 anos de idade, as seguintes características podem indicar uma alteração no desenvolvimento da fala, linguagem ou comunicação:

(a) Interação mínima;

(b) Falta de intenção comunicativa;

(c) Ausência de palavras;

(d) Reação mínima à linguagem falada;

(e) Regressão ou estagnação no desenvolvimento da linguagem.

3. Entre 3 e 4 anos de idade, as seguintes características podem indicar uma alteração no desenvolvimento da fala, linguagem ou comunicação:

(a) Enunciados de, no máximo, duas palavras;

(b) Dificuldade em entender comandos simples;

(c) Dificuldade dos familiares próximos em entender grande parte do discurso da criança.

4. A partir dos 5 anos de idade, as seguintes características são indicativas de alteração no desenvolvimento da linguagem:

(a) Dificuldade em contar ou recontar uma história de forma coerente;

(b) Dificuldade em compreender textos lidos ou ouvidos;

(c) Dificuldade significativa em seguir ou recordar instruções faladas;

(d) Falta de engajamento em conversas recíprocas, apesar de falar bastante;

(e) Interpretação literal de textos, histórias ou conversas, sem entender o significado mais amplo.

Crianças que apresentem qualquer uma dessas características, devem ser encaminhadas para avaliação com especialistas, como foniatra e/ou fonoaudiólogo.

Ressaltamos a importância de pais, educadores e pessoas que lidam com crianças pequenas ou em idade escolar se atentarem à variabilidade das manifestações das dificuldades de linguagem. Aproveitamos para alertar sobre a urgência da identificação e tratamento dessas condições, pois isso pode fazer uma grande diferença para o futuro da criança!

Dra. Mônica Elisabeth Simons Guerra

Dra. Vanessa Magosso Franchi

Referências bibliográficas:

Bishop DVM, Snowling MJ, Thompson PA, Greenhalgh T, CATALISE consortium (2016) CATALISE: A Multinational and MultidisciplinaryDelphi Consensus Study. Identifying Language Impairments in Children. PLoS ONE 11(7): e0158753. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0158753

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