
O que é praxia?
É a capacidade do indivíduo de realizar um ato motor coordenado e complexo, previamente aprendido de forma voluntária, em função de um pensamento ou de uma intenção. Por exemplo: falar, desenhar e escrever. Esses movimentos, depois de treinados e aprendidos, se tornam automáticos. Ou seja, praxia é a capacidade do cérebro de planejar, executar e automatizar um movimento aprendido.
A praxia está relacionada com outra função do neurodesenvolvimento?
Piaget descreve que o desenvolvimento da praxia caminha lado a lado com o desenvolvimento da inteligência. A função práxica inicia-se junto com a função simbólica nas crianças. Para elaborar e programar corretamente um movimento, de forma que este se torne automatizado e, portanto, aprendido, a criança necessita de um conhecimento adequado do seu corpo, da consciência de sua ação no ambiente e da neuromaturação.
O que é apraxia ou dispraxia?
Quando a criança não possui a capacidade de planejar e executar movimentos motores voluntários necessários para a produção de uma função específica, mesmo tendo habilidade para tal, dizemos que esta criança apresenta dispraxia. Quando a dispraxia ocorre nos movimentos de fala, é denominada dispraxia verbal. Nestes casos, a criança sabe o que precisa fazer, não tem dificuldade motora para realizar o movimento, mas tem impossibilidade de fazê-lo.
Dispraxia ou apraxia é um distúrbio neurológico?
A dispraxia, ou apraxia, é um distúrbio da função neurológica, ou seja, é um problema do cérebro. A programação cerebral do movimento está prejudicada, portanto sua execução será inadequada, apesar de não haver alteração muscular nos órgãos responsáveis pelo movimento. Apesar de ser uma alteração da função neurológica, geralmente não há alterações em exames de imagem cerebrais, como tomografia e ressonância, exceto em alguns casos em que há dano cerebral, como acidente vascular, entre outros. A dispraxia pode estar presente em crianças com diversas alterações do neurodesenvolvimento, como transtorno do desenvolvimento de linguagem (TDL), transtorno do espectro autista (TEA) e outros.
O que é dispraxia verbal ou da fala?
É um distúrbio na produção dos sons da fala no qual os movimentos motores orais e faciais específicos para a fala estão prejudicados. Para falar, a criança precisa programar neurologicamente os movimentos dos músculos da boca, lábios e língua, específicos para a produção de cada fonema, adequando também a velocidade de produção dos mesmos. Quando isso não ocorre, ela não é capaz de mover esses músculos de forma correta, resultando em uma produção de fala com muitos erros e com ritmo alterado.
Quando podemos suspeitar que uma criança apresenta apraxia de fala?
Nem todas as crianças são iguais, portanto, os sintomas podem variar bastante individualmente e de acordo com a idade.
Crianças menores de 3 anos podem apresentar:
- Ausência ou raros balbucios;
- Fala ininteligível;
- Fala com trocas e omissões de fonemas;
- Intervalo maior que o esperado entre o pensamento e a fala, mostrando dificuldade na elaboração da mesma;
- Dificuldade em juntar os sons da fala;
- Problemas com alimentação e mastigação;
- Babação constante;
- Dificuldade em realizar alguns movimentos com a boca, como estalos e mandar beijos;
- Alteração no ritmo das frases, geralmente lentificado.
Crianças maiores de 3 anos podem apresentar:
- Dificuldade em imitar sequências de sons e palavras;
- Fala com trocas e omissões;
- Maior facilidade em imitar palavras do que dizê-las espontaneamente;
- Movimentos da língua e lábios descoordenados durante a fala;
- Piora da fala quando estão nervosas;
- Alteração nas pausas das frases;
- Alteração no ritmo da fala;
- Dificuldade em se fazer entender oralmente por uma pessoa estranha a elas.
A apraxia de fala infantil tem alguma causa?
Na maioria das vezes, a causa é desconhecida e está relacionada a outros problemas de linguagem. No entanto, pode ocorrer devido a um distúrbio genético ou lesão cerebral. A dispraxia tem uma prevalência de 6 a 10% em diversos estudos populacionais, afetando mais meninos do que meninas. Além disso, é influenciada por fatores ambientais, culturais e socioeconômicos.
Qual o temo correto, apraxia ou dispraxia ou apraxia da fala?
O termo utilizado pela ASHA (American Speech-Language-Hearing Association) é apraxia de fala infantil, porém, há uma variabilidade de nomeação dependendo de cada autor. No Brasil, os termos utilizados são dispraxia oral ou verbal e apraxia de fala infantil quando o distúrbio afeta crianças. Dispraxia oral é considerada um distúrbio dos movimentos orofaciais para gestos não verbais, enquanto dispraxia verbal reflete a incapacidade de planejar e programar os comandos sensório-motores necessários especificamente para a fala.
Como é o diagnóstico de apraxia de fala infantil ?
O diagnóstico de apraxia de fala infantil, como em qualquer distúrbio do neurodesenvolvimento, é complexo. Portanto, deve contar com a avaliação de uma equipe multidisciplinar, englobando médicos foniatras, fonoaudiólogos especialistas em linguagem, psicólogos, neuropediatras, neuropsicólogos, entre outros.
Como é o tratamento?
A terapia para apraxia de fala vai depender de cada caso, considerando sua associação ou não com outros distúrbios do neurodesenvolvimento. O principal objetivo da terapia é ajudar a criança a produzir sons, palavras e frases com mais clareza, e esse aprendizado se dará através de muito treinamento.
A musicoterapia ou o contato com instrumentos musicais também ajudam a criança dispraxica a ter noção do ritmo das frases e a trabalhar o esquema corporal.
A terapia pode levar algum tempo, sendo fundamental o apoio da equipe de profissionais que acompanham o paciente, com o intuito de orientar e motivar a persistência nas terapias. É importante esclarecer aos pacientes e familiares que a melhora nas condições de fala poderá amenizar as consequências negativas psicossociais que o paciente pode desenvolver a médio e longo prazo, tanto no contexto escolar como profissional.
Referências Bibliográficas
- ASHA – American Speech-Language-Hearing Association. Childhood apraxia of speech.
- Piaget. J Les praxies chez I’ enfant. 1964.
- Transtornos da Aprendizagem – Abordagem neurobiológica e Multidisciplinar Rotta NT, Ohlweiler L, Riesgo RS
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Dra. Mônica Elisabet Simons Guerra e Dra. Vanessa Magosso Franchi